domingo, 22 de agosto de 2010

ORGANIZANDO O CARDÁPIO DA SEMANA



O que vamos comer hoje? É a pergunta que a maioria das pessoas fazem quando estão voltando para casa após um dia de trabalho, muitas delas , quando passam pelo mercado, esperam que a respostas pule de alguma prateleira. Ou chegam em casa tão cansadaos, que a opção mais fácil parece ser ligar para o serviço de delivery e continuar se alimentando com baixa qualidade e muita caloria.

Preparar as refeições todo dia, pode ser cansativo. Do supermercado para a despensa, do freezer até à mesa, da pia para o escorredor, a rotina da cozinha pode ficar chata e repetitiva e tediosa.
Qual é a resposta? Um planejamento do Cardápio/Menu.
O planejamento do cardápio não tem que ser complicado. Um pequeno investimento de tempo para grandes resultados:
Um plano de cardápio poupa dinheiro. Reduzir viagens ao supermercado, e também reduz gastos com compras impulsivas. Quem é que não sabe, que ir ao supermercado com fome, não faz bem ao bolso.

Um plano de cardápio economiza tempo. Nada de pedir socorro aos vizinhos, pela falta de algum ingrediente, ou buscar desesperado (de fome) alguma coisa no freezer que possa ser descongelado para o jantar.

Um plano de cardápio melhora nutrição. Na busca diária pelo que comer no supermercado, não há tempo para preparar saladas e pratos complementares, planejando é possível aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes.

Siga estas dicas, não haverá masi necessidade de se estressar, pois o menu da semana estará pronto, os ingredientes comprados e você terá mais tempo para a família ou para si mesmo.
Arrisque-se a Implementar
Para muitos de nós, planejar o cardápio é algo que realmente queremos fazer. Devemos acreditar que o planejamento do cardápio é uma atividade que acrescenta muito a nossa qualidade de vida. "Eu vou fazer isso na próxima semana, quando estou estiver mais organizado".

Errado! O planejamento do cardápio é a primeira linha de defesa na luta para se organizar na cozinha.

Faça esse compromisso. "Eu, ____________________, decidi não visitar o supermercado novamente até planejar o cardápio !"

Ainda resistente? Faça o planejamento do cardápio de forma simples e rápida.

Pense apenas na próxima semana. Sete jantares e apenas uma visita ao supermercado. Faça a lista de ingredientes que as (sete) receitas escolhidas pedem. Na próxima semana tente não repetir o cardápio (claro que pode repetir, meu esposo, por exemplo adora comida mexicana, principalmente nachos calientes, adivinha se a gente não come toda a semana, mas geralmente num espaço de 10 dias). Essa atividade de planejar o cardápio se repete nas primeiras semanas. Construído o menu, o mesmo será aproveitado no próximo mês, quando a idéia é repetir o cardápio. Mas lembre-se de considerar a sazonalidade dos alimentos.

Por onde começar? Tente fazer o planejamento do cardápio, aproveitando as ofertas do supermercado. Fazendo isso, você pode economizar ainda mais

Um comentário:

  1. Muito legal!!!
    Conheça este blog também, vc vai gostar!
    http://organiz-acao.blogspot.com/
    Um beijo!

    ResponderExcluir