quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ácaros, o que são, as alergias e como combater


O que são ácaros?

Os ácaros do pó da casa são considerados em todo o mundo, particularmente nos países ocidentais e industrializados, como a principal causa de alergias do aparelho respiratório.

Os ácaros de poeira são aracnídeos (pertencem a família das aranhas) e podem ser vistos através de um microscópio comum.

O ciclo de vida é de 2 a 3,5 meses e o seu habitat é doméstico especificamente nas fibras naturais como nos carpetes, tapetes e roupas de cama. A temperatura e umidade são igualmente importantes e justamente nos climas tropicais as condições são as mais favoráveis (temperatura entre 10-32 Celsius e umidade relativa entre 60-70%) para o seu desenvolvimento.

Alguns ácaros são parasitas, mas os mais importantes para a patologia humana são espécies de vida livre comumente encontrados na poeira de colchões, travesseiros, móveis e pisos das casas. Seu desenvolvimento é favorecido pela umidade relativa do ar (ótima em torno de 75%), pela reduzida ventilação e o acúmulo de poeiras.

Os ácaros não transmitem qualquer tipo de doença.
Contudo, a exposição (sobretudo através das vias respiratórias) a determinadas proteínas que existem no seu corpo e excrementos, pode causar o aparecimento de doenças alérgicas

Algumas alergias respiratórias, como a asma e a rinite alérgica, bem como dermatites alérgicas, podem ser provocadas por esses minúsculos ácaros ou por seus produtos (dejetos, secreções, fragmentos de ácaros mortos, etc.). Quando encontrados no meio ambiente, suspensos no ar com as poeiras, são inalados por pessoas que desenvolvem reação de hipersensibilidade a tais materiais.

Nas habitações, os ácaros alimentam-se de escamas de pele humana e de animais.
Por dia, o homem perde 1g destes pedaços de pele. De acordo com alguns estudos internacionais, a presença de 500 indivíduos por grama de poeira é suficiente para causar crise alérgica numa pessoa, com sintomas como a falta de ar.
"A concentração de 100 ácaros por grama de poeira já é o bastante para provocar alergia, embora não gere crise".


Alergias

Ácaro o grande vilão da renite alergica

Tipos de alergia:
Os tipos de alergia mais conhecidos sâo: Rinite alérgica, Rinite Sazonal e Rinite Persistente.
Outros alérgenos podem estar presentes em medicamentos, plantas, alimentos e venenos de insetos e podem causar uma grande variedade de sintomas diferentes daqueles associados à rinite alérgica.


- Rinite alérgica:

É um termo médico que se refere à inflamação da membrana do nariz causada por reações alérgicas. É a doença crônica mais comum em seres humanos e normalmente surge na infância e juventude. O fator de risco mais significante para desenvolver a rinite alérgica é a história familiar de alergia.


- Rinite Sazonal:

Essa alergia se caracteriza por aparecer repetidamente somente em algumas épocas do ano.


- Rinite Persistente:

A rinite persistente está normalmente associada a sensibilização aos alérgenos presentes dentro de casa, como os ácaros. Os sintomas desta rinite são semelhantes aos da rinite sazonal, mas não são idênticos. Quem tem rinite persistente sofre menos com espirros, olhos vermelhos e lacrimejantes mas, no entanto, essas pessoas geralmente apresentam prurido nasal, coriza e obstrução nasal crônica.



Como combater as doenças causadas pelos ácaros

Devido à queda brusca da temperatura, é comum o surgimento de gripes, resfriados, problemas respiratórios e crises alérgicas, principalmente em crianças e idosos. Embora estejam associados à baixa temperatura da estação, por trás de cada um desses desconfortos está também o ácaro, espécie de parasita que procria em condições de umidade e calor – e tem, no caso de cobertores, malhas e roupas de lã, a sua condição ideal.

Por isso é indispensável redobrar os cuidados com a higiene da casa, nos dias frios. É comum tirar cobertores e blusas de lã do armário e usar diretamente. Porém, essas roupas guardadas estão cheias de ácaros, que é um dos principais ativos das crises alérgicas.

Como medidas de prevenção, lave roupas e cobertas, secando-as ao sol, antes de utilizá-las. Deixar os travesseiros expostos à luz solar também auxilia no combate aos ácaros. Outra dica importante é lavar as roupas de cama com mais frequência, pois elas também acumulam ácaros, que proliferam com facilidade nesse período. As mães devem ficar ainda mais atentas às vestimentas dos filhos pequenos que, por serem crianças, já são menos resistentes às doenças respiratórias, redobrando o cuidado com essa limpeza.

Aparelhos como inaladores podem ser usados nesses períodos, porém, a esterilização é fundamental. Todas as vezes que utilizar o equipamento, limpe-o muito bem, antes e depois.

Além desses cuidados em casa, é recomendável evitar lugares fechados, com pouca circulação de ar, que facilitam a transmissão de doenças por vírus.

7 comentários:

  1. minha casa não tem forro, e acumula muita poeira,e vendo isto coloquei uma folha de plastico sobre a cama para proteger a cama de poeira, mas mesmo assim deve ter criado muitos acaros e de um tempo pra cá estou tendo coçeiras por todo o corpo com pequenas lesões como se fossem picadas de pernilongo mas coçam muito, gostaria que alguém indicasem-me algum tratamento, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sr. Nelson, como somente agora li sua mensagem, creio que o senhor já tenha resolvido o problema; mas se quiser a solução para estes e outros problemas entre em contato comigo.
      Meu nome é Elaine email: hanani.consultoria@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá sr. Nelson, como somente agora li sua mensagem, creio que o senhor já tenha resolvido o problema; mas se quiser a solução para estes e outros problemas entre em contato comigo.
      Meu nome é Elaine email: hanani.consultoria@hotmail.com

      Excluir
    3. Olá sr. Nelson, como somente agora li sua mensagem, creio que o senhor já tenha resolvido o problema; mas se quiser a solução para estes e outros problemas entre em contato comigo.
      Meu nome é Elaine email: hanani.consultoria@hotmail.com

      Excluir
  2. Em janeiro deste ano fui mexer com coisas velhas empoeiradas na minha casa e até hoje sofro as consequências.Estou com um catarro transparente incomodando na garganta constantemente, piora com calor e alivia com frio.Sai com escarro, mas daqui apouco tem mais, nunca acaba. Me incomoda o tempo todo, vaporização com eucalipto pouco resolve. Alguém sabe como acabar em definitivo com isto ?

    ResponderExcluir