terça-feira, 6 de julho de 2010

A maneira certa de guardar cada tipo de alimentos






Alguns truques podem fazer os alimentos durarem mais.

Chocolate
Sensível a altas temperaturas, ele deve ficar em ambiente fresco, seco, com pouca luz e longe de produtos com cheiro forte. Para preservar a textura e o sabor, em dias quentes enrole a barra em papel-filme, guarde na geladeira e tire minutos antes de consumir.

Chá
Mantenha-o longe da luz e de alimentos com cheiro forte, como café. O chá absorve cheiros facilmente. Guarde-o em potes fechados e lugar fresco. Isso evita fungos.

Cereais
Cereais e derivados (macarrão, farinha e aveia)
devem estar em potes fechados, para preservar o sabor e evitar o aparecimento de carunchos (insetos que perfuram os alimentos).

Queijo
Os queijos frescos vão para a geladeira e devem ficar na embalagem ou em potes fechados. Não é preciso conservar o soro. Os duros e semiduros podem ficar em temperatura ambiente, cobertos com um pano úmido.

Ervas
Salsinha, cebolinha e manjericão podem ser mantidos em temperatura ambiente por alguns dias com os talos imersos em água. Para conservar por mais tempo a salsinha, lave, pique e ponha numa fôrma de gelo. Cubra com água filtrada e leve ao congelador. Ao usar, basta degelar o cubo numa peneira sob água corrente.

Azeite
Armazene em local fresco e longe da luz. Manter a tampa limpa também é fundamental, porque os resíduos podem contaminar o restante do frasco.

Pão
Guarde em saco de papel e longe da geladeira, para que não resseque nem absorva o cheiro de outros alimentos. Para mantê-lo crocante, pincele ou borrife um pouco de água sobre ele e leve-o ao forno (jamais ao micro-ondas).

Café
Deve ser mantido longe de alimentos que absorvem o aroma, como chá e chocolate. Guarde em pote fechado na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário