segunda-feira, 5 de julho de 2010

Organizar o seu tempo

Sua vida é um compromisso seguido do outro? Não tem tempo para comer? Você está feliz com esse modo de vida?
Parece que não importa como tentamos simplificar, não há tempo suficiente para fazer compras, consultas médicas, família, eventos, tempo para o marido, casa, filhos ou o tempo apenas para você.
Organizar o tempo é exatamente como organizar um espaço. Como em um armário, a quantidade de objetos é limitada devido ao espaço, no qual deve caber um certo número de objetos. Um calendário é um espaço limitado em que você deve fazer caber um certo número de tarefas.
Cada dia e cada semana é simplesmente um recipiente, uma unidade de armazenamento com uma capacidade definida. O truque consiste em tratar tempo, não como uma abstração, mas como algo sólido que pode manter ou mover.
Então, a primeira coisa a fazer é comprar um calendário semanal em branco e anotar os horário em que acorda, vai dormir, e tudo o que acontecer entre este período por uma semana.
A idéia é tornar visível o local exato onde vai o seu tempo assim você poderá olhar para os espaços escondidos, as atividades que podem ser apagadas ou movidas para abrir espaço no seu dia.
Você pode preencher o intervalo de suas horas de trabalho e o tempo em que seus filhos passam na escola ou em outros compromissos com atividades conexas.
Pagar contas, limpar a casa, levar para fora o lixo, cuidar dos animais, fazer compras, são atividades que não se realizam sozinhas, mas você pode encontrar um espaço na sua agenda para isso em qualquer dia. Pode-se pagar faturas via bankfone enquanto espera os filhos na aula de dança, natação, inglês, realizar chamadas telefônicas enquanto está na sala de espera do consultório médico, paradas no trânsito (não dirigindo, ok?). Programar para fazer fazer todas as atividades em locais próximos, costureira, mercado, academia, escola, devem estar todos na rota entre a casa e o seu trabalho. Aproveite o momento do banho para meditar ou orar. O horário de almoço para rever um(a) amigo(a). Não adianta atravessar a cidade para pagar R$10,00 mais barato no presente da amiga, tudo isso tem um custo, gasolina, estacionamento e o próprio tempo. Ah! Se as pessoas soubessem quanto custa o tempo, tudo seria muito mais ágil!
Alguém tem mais sugestões de como customizar o tempo?

Um comentário:

  1. Existem estudos que dividem nossas atividades diárias em URGENTE, IMPORTANTE e SECUNDARIAS. Temos uma tendência de fazer primeiro as urgentes e depois partimos para as secundárias, e as importantes ficam de lado até que se tornem urgentes, por isso estamos sempre correndo. Organizar e classificar as atividades, estabelecer prazos e metas ajudam a ter dias mais tranquilos e ao final do dia, uma sensação de dever cumprido!

    ResponderExcluir